Dúvidas
Frequentes

Calibração Rastreada Inmetro/RBC é um conjunto de operações realizadas por um Laboratório de Calibração, sob condições ambientais controladas, que juntas estabelecem uma relação entre o padrão de referência e o instrumento de medição em calibração. Na prática, a Calibração Rastreada Inmetro/RBC é a comparação de um instrumento de medição com um padrão de referência de maior exatidão com rastreabilidade direta ao Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou organismos internacionais pertencentes ao acordo de reconhecimento mútuo do Inmetro. Uma dica importante: Calibração Rastreada Inmetro/RBC não significa ajuste, portanto, instrumentos de medição com resultados de calibração fora das especificações (Erros Máximos Admissíveis) devem ser submetidos a uma manutenção e/ou ajuste. Nestes casos, consulte nossa Assistência Técnica Especializada.

O Certificado de Calibração Rastreado Inmetro/RBC é o resultado do serviço de Calibração Rastreada Inmetro/RBC realizado por um Laboratório de Calibração que possui sistemas adequados aos requisitos e boas práticas da norma NBR ISO/IEC 17025. Isso inclui, mas não se limita a padrões de referência com rastreabilidade direta ao Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou organismos internacionais pertencentes ao acordo de reconhecimento mútuo do Inmetro.

O certificado de calibração do Tecnocalibração é válido em auditorias de todas as normas de sistema de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 14001, ISO/IEC 17025, OHSAS 18001, NBR 45001, ISO/TS 16949, ANVISA RDC59, Portarias Técnicas do Governo, Petrobras e outras grandes companhias. Isso por que garantimos a rastreabilidade dos nossos padrões de referência direta ao Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou organismos internacionais pertencentes ao acordo de reconhecimento mútuo do Inmetro.

A Calibração Rastreada Inmetro/RBC é fundamental para garantir que os instrumentos de medição estejam operando dentro dos limites de erros especificados pela norma ou pelo cliente (Erro Máximo Admissível). A Calibração Rastreada Inmetro/RBC é obrigatória para empresas certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO/IEC 17025, OHSAS 18001, NBR 45001, ISO/TS 16949, ANVISA RDC59, Portarias Técnicas do Governo, Petrobras, grandes companhias, ou qualquer outra norma que possua requisitos de calibração para os instrumentos de medição.

Essa é uma dúvida muito comum e é normal entenderem que todos os instrumentos de medição da empresa devem ser calibrados. Mas as normas de sistema de gestão da qualidade são claras ao determinar que apenas os instrumentos de medição que influenciam no controle dos processos chaves da empresa (aqueles pertencentes ao escopo da certificação) devem ser calibrados, sempre com rastreabilidade à padrões de referência calibrados diretamente pelo Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou organismos internacionais pertencentes ao acordo de reconhecimento mútuo do Inmetro.

A validade do certificado de calibração rastreado Inmetro/RBC (ou frequência de calibração) é definida como um período, geralmente calculado em meses, que define quando uma calibração deve ser realizada novamente. A definição da frequência de calibração deve considerar diversos parâmetros, incluindo ambiente no qual o instrumento de medição é utilizado, severidade de uso do instrumento de medição, criticidade do processo, histórico dos Erros Máximos Admissíveis (Tolerância), entre outros. Não há normas que determinem frequências de calibração, por isso o cliente deve utilizar ferramentas próprias, incluindo sua experiência técnica, para determinar a validade do Certificado de Calibração Rastreado Inmetro/RBC.

O cliente é responsável por determinar e informar a frequência de calibração no ato da contratação dos serviços de Calibração Rastreada Inmetro/RBC, caso contrário adotamos como boas práticas da metrologia a frequência de recalibração a cada 6 meses. Esta validade vai impressa no Certificado de Calibração Rastreado Inmetro/RBC e na etiqueta de identificação afixada no instrumento de medição.

A calibração rastreada Inmetro/RBC é realizada em pontos determinados por normas técnicas e/ou documentos orientativos do Inmetro e varia conforme a categoria do instrumento de medição. Em alguns casos, o cliente pode informar os pontos de medição personalizados, chamados “pontos específicos”. Mas atenção, em alguns caso poderá haver cobrança adicional por ponto calibrado.

A etiqueta de calibração é a forma mais prática e inteligente de identificar o instrumento de medição após a sua calibração. É na etiqueta de calibração que identificamos o nº do certificado de calibração, a data em que a calibração foi realizada e o vencimento da calibração, quando houver. Nossa equipe também pode realizar a gravação de TAG no instrumento de medição, quando solicitado no ato da contratação do serviço de calibração.

Incerteza de Medição é um cálculo estatístico, obtido a partir da identificação e tratamento das componentes e/ou parâmetros de uma calibração, estas componentes podem ser do tipo A e tipo B. O objetivo da Incerteza de Medição é fornecer um intervalo numérico dentro do qual o valor verdadeiro da calibração está contido, com uma probabilidade de acerto de 95,45%. Popularmente a Incerteza de Medição pode ser entendida como um intervalo de erro da calibração. Sendo assim, quanto menor a Incerteza de Medição menor será o “erro” da calibração. Por isso a Incerteza de Medição é fundamental para determinar a qualidade da calibração. A Incerteza de Medição é fundamental para avaliar os resultados do Certificado de Calibração e determinar se eles estão de acordo com o Erro Máximo Admissível.

Rastreabilidade é o capacidade de relacionar (rastrear) o padrão de referência, utilizado na Calibração Rastreada Inmetro/RBC, até o Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou organismos internacionais pertencentes ao acordo de reconhecimento mútuo do Inmetro. Todos os nossos serviços possuem rastreabilidade direta ao Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou organismos internacionais pertencentes ao acordo de reconhecimento mútuo do Inmetro. Isso significa que 100% dos nossos padrões de referência são calibrados por Laboratórios de Calibração Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou Laboratórios de Calibração Internacionais, como NIST, UKAS, PTB, entre outros. Se você precisa comprovar a rastreabilidade durante uma auditoria, basta solicitar a cópia dos Certificados de Calibração dos Padrões de Referência citados no Certificado de Calibração com Rastreabilidade Inmetro/RBC (Rede Brasileira de Calibração) do seu Instrumento de Medição.

Padrão de referência é o equipamento utilizado para calibrar o instrumento de medição do cliente. Por definição, o padrão de referência possui uma incerteza de medição menor, e uma precisão maior, do que o instrumento de medição calibrado. Os padrões de referência devem ser calibrados por Laboratórios de Calibração pertencentes à RBC (Rede Brasileira de Calibração) e/ou organismos internacionais pertencentes ao acordo de reconhecimento mútuo do Inmetro. Quando os padrões de referência são calibrados por organismos competentes, podemos afirmar que eles possuem rastreabilidade.

Quando os resultados de uma calibração rastreada Inmetro/RBC ultrapassam os limites especificados por norma, fabricante ou mesmo especificações do cliente, dizemos que este instrumento está reprovado. Neste caso o cliente tem a opção de contratar o serviço de manutenção, ajuste ou conserto deste instrumento. Quando isso é feito, uma nova calibração deve ser realizada a fim de atestar que o instrumento de medição está aprovado.

É importante entender a diferença entre calibração e ajuste. A calibração tem o objetivo de indicar ao cliente os erros do instrumento de medição. Já a manutenção, conserto ou ajuste tem o objetivo de corrigir os erros do instrumento de medição, caso estes estejam, fora dos limites de erro admissíveis. Portanto, podemos entender a calibração como um “fotografia” do instrumento no momento da realização do serviço.

Aqui na Tecnocalibração, após toda a calibração rastreada Inmetro/RBC, os instrumentos de medição são lacrados para identificar possíveis violações em seus sistemas de ajuste e/ou compensação. Isso garante que os resultados da calibração não foram alterados durante a vigência da calibração. Lacres podem ser tintas, etiquetas e qualquer outro mecanismo que identifique uma violação em alguns dos sistemas do instrumento, como por exemplo parafusos de ajuste.

Os serviços de calibração rastreado Inmetro/RBC são executados em ambientes e condições controladas, em nosso Laboratório de Calibração, e seus resultados, informados no Certificado de Calibração com Rastreabilidade Inmetro/RBC, refletem esta condição. Uma calibração não pode ser reproduzida e então deve ser refeita, por isso o serviço de calibração rastreado Inmetro/RBC não possui garantia.

Sim, algumas empresa optam por calibrar um instrumento de medição e o utilizam como padrão de referência. Com ele calibram os demais instrumentos de medição. Nestes casos, para que os resultados sejam confiáveis, é importante atender aos requisitos da ISO/IEC 17025, como cálculo de incerteza, ensaios de proficiências, etc., e observar as boas práticas da ISO10012, criando assim a rastreabilidade de medição.

Quando um Laboratório de Calibração atende todos os requisitos da norma ISO/IEC 17025 e é auditado e aprovado pelo Inmetro, então podemos dizer que ele é um Laboratório de Calibração RBC (pertencente a Rede Brasileira de Calibração). Um mesmo Laboratório de Calibração que atende aos mesmos requisitos normativos, mas apenas não recebe a auditoria do Inmetro, pode ser chamado de Laboratório de Calibração Rastreado Inmetro/RBC. Quando observadas e atendidas as exigências técnicas da norma ISO/IEC 17025, ambas calibrações possuem o mesmo grau de qualidade técnica e são aceitas em todas as auditorias das normas de sistema de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 14001, ISO/IEC 17025, OHSAS 18001, NBR 45001, ISO/TS 16949, ANVISA RDC59, Portarias Técnicas do Governo, Petrobras e outras grandes companhias.

Como solicitar sua cotação para calibração de instrumentos de medição?

Cotação

Solicite sua cotação diretamente no e-mail comercial@tecnocalibracao.com.br ou através do telefone (11) 3312-8090 ou envie mensagem para o Whatsapp (11) 94214-5604. Nossa equipe comercial irá atendê-lo rapidamente! 

Para agilizar o seu atendimento, ao solicitar o orçamento, forneça as informações tais como: faixa de medição do instrumento, tolerância do processo, frequência de calibração, pontos específicos, etc. 

 

Dúvidas contate nossa equipe comercial através do telefone ou e-mail.

  (11) 942145604

Informações sobre pedidos 

Agora, se deseja informações sobre o seu pedido, nossa equipe atende pelo e-mail atendimento@tecnocalibracao.com.br ou através do telefone (11) 3312-8090 ou Whatsapp (11) 94214-5604.

 

 

Atendimento (horário de Brasília) 

Entrega e retirada de mercadorias: 2ª à 5ªfeira: 8h às 17h30 / 6ªfeira: 8h às 16h30

Atendimento Comercial: 2ª à 5ªfeira: 8h às 18h / 6ªfeira: 8h às 17h.

 

 

Equipe Comercial

Francielle Reis

comercial@tecnocalibracao.com.br

11 3874-6285

 

Lidiane Manfio

Comercial1@tecnocalibracao.com.br

11 38746286

Formas de pagamento

Durante a contratação dos nossos serviços de calibração e/ou assistência técnica, você pode optar pelas seguintes condições de pagamento:

  • Cartões de crédito e débito
  • Boleto bancário
  • Transferência/depósito em conta corrente
  • Chave pix
  • Faturamento para empresas (exclusivo para PJ)

Com os cartões de crédito você pode parcelar suas compras de acordo com a política comercial vigente (quando aplicável, consulte juros do período)

 

Todas as promoções e descontos contidos em nosso site não são acumulativas, ou seja, diante de duas ou mais promoções e/ou descontos, será necessário optar aquela(e) que melhor lhe atenda. 

 

Uma vez concluído o pedido não é mais possível alterar suas condições.

Importante – Pagamentos não aprovados

Cartão de crédito:

As administradoras de cartão nem sempre informam o motivo da reprovação, que pode ser digitação incorreta de dados como nº do cartão, validade, código de segurança, entre outros. Entre em contato com a sua operadora.

 

Atenção: Nossa plataforma utiliza os serviços de análise de crédito e anti-fraude do Mercado Pago para compras realizadas com o cartão de crédito. Isso garante total segurança ao cliente no momento da compra. Eventualmente o Mercado Pago pode entrar em contato com você para validar algumas informações e garantir que seu cartão não esta sendo utilizado por terceiros sem autorização. Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo telefone (11) 11 3312-8090 ou pelo e-mail comercial@tecnocalibracao.com.br

 

Faturamento para empresas

O faturamento não pode ser aprovado caso o pedido tenha valor abaixo do mínimo para esta condição ou por reprovação de análise financeira. Nesse caso recomendamos que realize um novo pedido selecionando outra forma de pagamento. O pedido antigo será cancelado automaticamente.

Fale com nosso time comercial!

Negocie seus orçamentos

Solicite uma visita comercial

Dúvidas técnicas

Fale com nosso time comercial!

Negocie seus orçamentos

Solicite uma visita comercial

Dúvidas técnicas